Escultura/Modelagem

Modelagem

Prof. Caio Santos


Disse Deus: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança e assim Deus moldou o homem do barro e o chamou, Adão."
A arte da escultura data da remota antiguidade, como atestam numerosos objetos da mais variada aplicação, descobertos nas escavações das ruínas pre-históricas.

Principal suporte técnico do design a escultura é a materialização de uma idéia. Carros, motocicletas, garrafas, personagens e embalagens são concebidos a partir de um um desenho e consecutivamente um protótipo tri-dimensional.

O material mais recomendado para a escultura é a argila (barro), que a cada dia vem sendo substituída pela plastilina uma versão sintética da argila que sofre menos retração ao secar, possibilitando a retomada do trabalho após vários dias sem ter que manter a humidade. Largamente utilizado nos diversos seguimentos da animação 3D, stop motion, bem como no cinema nos efeitos especiais como as criaturas Alien, Predador, mais recentemente o Avatar. A escultura, foi, é e sempre será uma das grandes manifestações artísticas amplamente utilizada pela indústria, reconhecida e admirada pelo grande público.

OBJETIVO GERAL
 Desenvolver as técnicas de esculpir a partir do conhecimento do material e ferramentas de modelagem. Elaboração de protótipos: bonecos e personagens em 3D em plastilina e (ou) argila.
A escultura é a iniciação poética ao mundo das artes, o aluno experimentará num primeiro momento as técnicas da modelagem a partir do Realismo, Simbolismo, Abstracionismo, Futurismo dentre outras.


Carga Horária: 28 aulas /3hs - Módulo Básico
Freqüência: 1, 2 ou 3 aulas semanais


Início Imediato
Custo: Sob Consulta